14
out

07 Perguntas para fazer ao corretor de imóveis antes de fechar negócio

Por ser um grande investimento, podem surgir inúmeras dúvidas na negociação, afinal, é preciso tomar uma série de decisões para realizar uma transação com segurança e satisfação.

Por isso, se você não tem intimidade com o mercado imobiliário, o ideal é contar com a ajuda de uma imobiliária, que irá te encaminhar ao corretor de imóveis para esclarecer todas as dúvidas e não errar na escolha.

Quando recorremos a uma imobiliária para auxiliar no processo da compra, o corretor irá ajudar escolhendo o caminho mais seguro na aquisição da casa própria ou apartamento, ou fazer um investimento imobiliário. 

Pensando nisso, separamos 07 perguntas que você deve fazer ao corretor de imóveis antes de fechar negócio. Confira!

 

1- O imóvel está bem localizado?

Ao adquirir um imóvel, seja ele casa ou apartamento, estamos fazendo um investimento de muitos anos, por isso, é essencial considerar se está bem localizado. Verifique se o bairro possui aparato para atender suas necessidades diárias como: educação, comércio, lazer e linhas de transporte, além de apresentar segurança. Para quem pretende fazer investimento, essas características definirão a valorização do imóvel, garantindo uma boa liquidez. 

 

2- Quais as formas de pagamento disponíveis?

Essa questão é muito importante para que você tenha em mãos as melhores possibilidades de negociação. Analise com seu corretor quais são as condições de pagamento, se é à vista, por financiamento imobiliário ou permuta. Também veja se há possibilidade de desconto quanto ao pagamento à vista. 

 

3- O imóvel é adequado à minha família?

Tem família grande ou está começando a constituir uma família agora? Questione com o corretor se a casa ou apartamento possui estrutura de acordo com a sua necessidade. Se tiver ou pretende ter filhos, opte por um imóvel com quintal e mais quartos, por exemplo.

 

4- Quais os documentos necessários para comprar o imóvel?

Por ser um processo burocrático, muitas pessoas acabam esbarrando na dificuldade em entender quais são documentos necessários, pois é preciso levantar diversas certidões, comprovantes e ir em diversos locais. Nessa etapa é importante questionar com o corretor de imóveis exatamente a documentação que precisa ser levantada e evitar problemas futuros.

 

5- Qual a perspectiva de valorização do imóvel?

Se a sua intenção é investir ou morar, não deixe de perguntar sobre a perspectiva de valorização da casa ou apartamento. Características como localização, tempo de construção e estrutura são determinantes para elevar o potencial de valorização. 

 

6- Se for compra de apartamento, o que devo considerar?

Atualmente, muitas pessoas acabam optando pela compra do apartamento próprio por conforto e segurança. Mas é preciso se atentar a alguns detalhes que fazem toda a diferença: 

- Posição do sol;

- Valor da taxa de condomínio;

- Outras taxas como rateio de água, gás e serviços compartilhados; 

- Se o condomínio possui área de lazer;

- Quantidade de vagas na garagem;

- Entre outras.

 

7- O imóvel necessitária de reformas?

Veja com seu corretor se o imóvel irá precisar de reformas, pois, você terá que arcar com despesas extras, verifique o sistema hidráulico e elétrico da casa ou apartamento. Dessa maneira, você evitará gastos futuros.

 

Com estas dúvidas sanadas você se sentirá mais tranquilo no momento de fechar negócio. O papel do corretor é esclarecer todos os seus questionamentos, com o apoio deste profissional tudo fica mais fácil e seguro. E se você precisa de ajuda para comprar imóvel em Anápolis, o Grupo Lírios possui uma equipe pronta para te atender, com profissionais qualificados para te auxiliar na conquista do seu lar ou investimento!

 


Tags